Reino Cartesiano







GOVERNO DO ESTADO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIO QUEIROZ DO ROSÁRIO




EQUIPE DE ELABORAÇÃO
SAMUEL SILVA DA LUZ
BENEDITO JOSÉ DA SILVA PINHEIRO
MARIA ROSANA FURTADO
FRANCIETE SETÚBAL









BRAGANÇA-PA
JUNHO/AGOSTO -2011 


GOVERNO DO ESTADO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIO QUEIROZ DO ROSÁRIO



Título: REINO CARTESIANO



Público Alvo:   1ª, 2ª E 3ª DO ENSINO MÉDIO
                            18 Alunos







BRAGANÇA-PA
JUNHO/AGOSTO -2011 


Problemática:
                Falta de pessoas habilitadas para atender os alunos que ainda não praticam o “Xadrez Escolar” , pois contamos com um número reduzido de professores qualificados para atender essa demanda.

Justificativa:
            Devido as curiosidades e a procura dos alunos pelo xadrez, e sabendo que há uma grande contribuição no desenvolvimento do raciocínio de crianças e adolescentes, vimos a necessidade de viabilizar a expansão de professores engajados na prática do xadrez escolar através de alunos-monitores, para o atendimento da demanda de alunos que não conhecem a prática desse jogo. Favorecendo o intercâmbio  dentro do ambiente escolar e fortalecendo o processo ensino aprendizagem.  

Objetivo: 
Estimular o desenvolvimento psicomotor e intelectual de crianças e adolescentes da escola Mário Queiroz do Rosário.

Conteúdos:
Geometria: Ponto, Reta e Plano.
Plano Cartesiano e Progressão Geométrica.


Disciplinas envolvidas:
Matemática, Física, Português e Informática Educativa.

Metodologia:

  • Seleção do alunos monitores, por turma (três alunos).
  • Atribuição de suporte teóricos e metodológicos para os monitores;
  • Desenvolvimento do xadrez escolar com os demais alunos das turmas envolvidas;
  • Promoção da prática dos alunos-monitores com os demais alunos das turmas envolvidas.


Recursos Metodológicos:
·         Slides
·         Vídeo
·         Tabuleiros
·         Peças de Xadrez
·          Projetor Multimídia
·         Mesas e Cadeiras.



Cronograma:
O projeto será executado conforme tabela a seguir:

AGOSTO/2011

PERÍODO

ATIVIDADES

1ª  SEMANA

2ª SEMANA

3ª SEMANA

4ª SEMANA


Seleção dos alunos-monitores

X





Desenvolver o xadrez com os demais alunos.

X

X




Dar suporte teórico aos alunos-monitores.



X

X



Desenvolver a prática dos alunos-monitores.




X



Avaliação:
Observar se os alunos-monitores conseguiram atingir a prática do monitoramento e aprendizado dos alunos aprendizes.