SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIO QUEIROZ DO ROSÁRIO
EQUIPE DE ELABORAÇÃO
SAMUEL SILVA DA LUZ
BENEDITO JOSÉ DA SILVA PINHEIRO
MARIA ROSANA FURTADO
FRANCIETE SETÚBAL
BRAGANÇA-PA
JUNHO/AGOSTO
-2011
GOVERNO DO ESTADO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIO QUEIROZ DO ROSÁRIO
Título: REINO CARTESIANO
Público
Alvo: 1ª,
2ª E 3ª DO ENSINO MÉDIO
18 Alunos
BRAGANÇA-PA
JUNHO/AGOSTO
-2011
Problemática:
Falta de pessoas habilitadas
para atender os alunos que ainda não praticam o “Xadrez Escolar” , pois
contamos com um número reduzido de professores qualificados para atender essa
demanda.
Justificativa:
Devido
as curiosidades e a procura dos alunos pelo xadrez, e sabendo que há uma grande
contribuição no desenvolvimento do raciocínio de crianças e adolescentes, vimos
a necessidade de viabilizar a expansão de professores engajados na prática do
xadrez escolar através de alunos-monitores, para o atendimento da demanda de
alunos que não conhecem a prática desse jogo. Favorecendo o intercâmbio dentro do ambiente escolar e fortalecendo o
processo ensino aprendizagem.
Objetivo:
Estimular
o desenvolvimento psicomotor e intelectual de crianças e adolescentes da escola
Mário Queiroz do Rosário.
Conteúdos:
Geometria:
Ponto, Reta e Plano.
Plano
Cartesiano e Progressão Geométrica.
Disciplinas envolvidas:
Matemática,
Física, Português e Informática Educativa.
Metodologia:
- Seleção do alunos monitores, por turma (três alunos).
- Atribuição de suporte teóricos e metodológicos para os monitores;
- Desenvolvimento do xadrez escolar com os demais alunos das turmas envolvidas;
- Promoção da prática dos alunos-monitores com os demais alunos das turmas envolvidas.
Recursos Metodológicos:
·
Slides
·
Vídeo
·
Tabuleiros
·
Peças de Xadrez
·
Projetor Multimídia
·
Mesas e Cadeiras.
Cronograma:
O
projeto será executado conforme tabela a seguir:
AGOSTO/2011
|
PERÍODO
|
|||||
ATIVIDADES
|
1ª
SEMANA
|
2ª
SEMANA
|
3ª
SEMANA
|
4ª
SEMANA
|
||
Seleção
dos alunos-monitores
|
X
|
|||||
Desenvolver
o xadrez com os demais alunos.
|
X
|
X
|
||||
Dar
suporte teórico aos alunos-monitores.
|
X
|
X
|
||||
Desenvolver
a prática dos alunos-monitores.
|
X
|
Avaliação:
Observar
se os alunos-monitores conseguiram atingir a prática do monitoramento e
aprendizado dos alunos aprendizes.