Regulamento
Capítulo I
Das disposições
gerais
Art.1º
A organização da gincana pedagógica é responsabilidade da
comissão organizadora em parceria com a direção de escola,
coordenação pedagógica, professores, alunos e demais funcionários.
Objetivo:
Art.2º
Integrar os alunos, professores e colaboradores, relacionando os
conhecimentos adquiridos com a leitura dos livros propostos pelo
plano
de desenvolvimento da educação – PDE,
conhecimentos estes adquiridos pelos alunos, de forma
interdisciplinar e lúdica.
Capítulo II
Art.
3º Da
participação e composição das equipes
- Os alunos do ensino médio estarão organizados em equipes por série - 1º X 2º X 3º - e os alunos do ensino fundamental estarão organizados da seguinte forma: 5ª e 6ª séries contra 7ª e 8ª séries.
- As equipes inscritas comprometem-se a cumprir todas as determinações desse regulamento.
- Cada turma deverá escolher um aluno para líder.
- Até 11 de agosto de 2011cada série deverá eleger um professor coordenador, que não poderá ser nenhum dos responsáveis pela Gincana;
- O líder de turma participará de reuniões que poderão acontecer durante o desenrolar da Gincana;
- As tarefas solicitadas para a gincana devem ser divididas entre todos os alunos das turmas, pois todos estarão sendo avaliados.
Capítulo III
Art.
4º Das
Inscrições
As inscrições
serão automáticas. Ficando somente a cargo de cada equipe escolher
seus alunos coordenadores após o conhecimento do regimento.
Cada turma deverá
entregar o nome de seu líder à comissão organizadora da gincana
até o dia 13 de maio de 2011.
Cada equipe receberá
uma pasta com o regimento que deverá ser devolvida à coordenação
contendo a lista de
alunos participantes e a tarefa em que cada um desempenhará.
Capítulo IV
Art.
5º
Do local das provas:
As
provas serão realizadas na praça Santuário de Nossa Senhora do
Perpétuo Socorro.
Capítulo V
Art.
6º
Das datas:
Cronograma
Atividades
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Abril
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Maio
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Junho
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Julho
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Agosto
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Setembro
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Outubro
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Inicio
das atividades
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X
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Inscrição
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X
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Entrega
do nome do líder à comissão organizadora da gincana
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Dia13
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Realização
de projetos
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X
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X
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X
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X
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Entrega
das provas antecipadas
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Dias
24 e 26
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Entrega
das questões formuladas pelo professor
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Eleição
do professor coordenador de equipe
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Dia
11
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Abertura
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Dia
27
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Culminância
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Dia
28
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Abertura
às 18:00h
Atividades
da gincana com início às 16:00h
Capítulo VI
Art 7º Das
Tarefas
As
tarefas da I
Gincana Literária da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental
Mário Queiroz do Rosário
serão baseadas nas leituras dos livros propostos pelos professores
com base no projeto do PDE.
As tarefas
relâmpagos e brincadeiras de palco serão formuladas e organizadas
pela equipe organizadora da gincana.
As tarefas
antecipadas e questões sobre a obra em estudo ficarão a cargo de
todos os professores envolvidos no projeto.
As questões sobre
as obras em estudo serão formuladas pelo professor de língua
portuguesa, de inglês e artes (educação artística) da turma.
Art 8º Tarefas
antecipadas
Leituras
obrigatórias por série:
Ensino
Fundamental:
5ª Série – A
reforma da natureza de Monteiro Lobato e Visagens e assombrações de
Belém de Walci Monteiro
6ª Série –
Viagem ao céu de Monteiro Lobato e Clones demais de Marcelo Leite
7ª Série – Dom
Quixote das Crianças de Monteiro Lobato e Em busca da fama de Edth
Modesto
8ª Série – O
Poço do Visconde de Monteiro Lobato e A marca de uma lágrima de
Pedro Bandeira
Ensino Médio:
1º ano –
Horizonte Silencioso de Maria Lúcia Medeiros e O velho da horta de
Gil Vicente (leitura obrigatória).
2º ano – Contos
Amazônicos de Inglês de Sousa e Capítulo dos Chapéus, D. Paula e
Uma Senhora de Machado de Assis (leitura obrigatória).
3º ano – Memórias
do Quintal de Alfredo Garcia e Vidas secas de Graciliano Ramos
Teatro 50 e 30pts
Recitação de
poesias produzida pelo aluno 20pts (tarefa cumprida)
Produção do slogan
de 50, 30, 20 pts até 1ª semana de junho
Projetos expostos
durante as aulas no decorrer do ano letivo até agosto antes de
gincana. 25pts
Faixa
elaborada a partir da obra lida pela equipe;
Bibliografia
do autor em estudo para montagem do painel;
Painel
com imagens que retratem a obra lida pela série;
Pasta
contendo todas as provas solicitadas por escrito.
Doação de livros
literários e gibis em perfeito estado de uso. Ficará a cargo do
professor responsável pela equipe observar o estado dos livros
procedendo a contagem.
Art
9º Tarefa
quase impossível
- Trazer um (a) escritor (a) da terra para falar de sua obra – tempo Máximo de 10 minutos;
- Caracterizar um pai ou uma mãe com um personagem da obra estudada;
Abertura:
Paródia
dramatizada;
Apresentação do
mascote
Apresentação das
propagandas eleitas;
Apresentação das
torcidas;
Capítulo VII
Art.
10ºMascotes
A disputa será
entre equipes e teremos um mascote vencedor de cada modalidade –
Fundamental e Médio.
As
equipes trarão seus mascotes devidamente caracterizados. Além da
caracterização, os jurados avaliarão a justificativa da escolha
dos mascotes.
Capítulo
VIII
Da
pontuação:
Serão
pontuadas as equipes que realizarem as tarefas exigidas no prazo e
horários determinados;
Cada
prova estipulada vale 50 pontos (exceto Perguntas e respostas e
projetos realizados no decorrer do ano);
À
falta de organização e pontualidade das equipes serão retirados 10
pontos em cada prova;
À
equipe mais organizada e animada durante os dois dias será aplicado
o prêmio bônus de 30 pontos;
A
equipe que copiar ou plagiar um trabalho perderá os pontos da prova
em questão;
Em
caso de empate serão realizadas perguntas até uma equipe obtenha
maior número de acertos;
Cada
acerto da prova de Perguntas e resposta valerá 10 pontos.
Capítulo
IX
Dos
jurados:
A
comissão julgadora poderá ser formada por professores de outros
estabelecimentos de ensino.
Os
jurados serão convidados pelos responsáveis pela Gincana Literária.
Capítulo
X
Da
premiação:
Será
premiada uma equipe vencedora de cada modalidade.
Capítulo
XI
Da
avaliação:
Os
trabalhos realizados serão convertidos em notas para as disciplinas
de: Língua Portuguesa, Ed.Artística, Artes, Literatura e Língua
Inglesa.
Postado por Franciete Setúbal