16 de dezembro de 2010





Postagem Rosana Furtado

Prova do PSS 2011 da UFPA


Candidatos ao ensino superior da Universidade Federal do Pará (UFPA) participam do Processo Seletivo 2011 neste domingo, 19, das 8h às 12h (horário de Belém). Trata-se da segunda fase do PSS da Instituição, uma vez que a primeira etapa equivaleu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, 54.096 estudantes estão inscritos no Processo, 3.649 candidatos a mais que no PSS 2010, o qual contabilizou 50.447 inscritos. As vagas ofertadas pela UFPA somam um total de 6.134, distribuídas em 146 cursos. O exame consistirá em uma prova objetiva composta de 55 questões de múltipla escolha, que abordarão conhecimentos referentes a 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões de cada uma delas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira (escolhida pelo candidato entre Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão). Cartão de Inscrição Para conferir o local de prova, o candidato deve acompanhar a sua inscrição no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS/UFPA), no link “Imprima seu cartão de inscrição". A UFPA ressalta que não o enviará para a casa dos candidatos. O único meio de ter acesso ao documento é por meio do site, no qual deverá ser informado o CPF e a senha, criada pelo próprio candidato no momento da inscrição. Caso o candidato não a tenha informado, a senha será a sua data de nascimento. O cartão de inscrição também é indispensável para que os estudantes tenham acesso aos locais de prova, bem como um documento oficial de identidade com foto. O CEPS alerta os candidatos para que o imprimam com antecedência. Para evitar transtornos, o CEPS também orienta os estudantes a, no ato da impressão do documento, verificarem se há erros nos dados pessoais. Constatado algum, o estudante deve entrar em contato imediatamente com a secretaria do CEPS para a devida correção. O telefone é (91)3201-7266. Demanda - A UFPA reserva, no mínimo, 50% de suas vagas a estudantes cotistas, ou seja, aqueles que cursaram comprovadamente todo o ensino médio em escolas públicas. Entre estes, a maior demanda é pelo curso de Fisioterapia (29,60 candidatos/vaga), seguido do de Educação Física (28,43) e do de Psicologia (25,82). Já entre os não cotistas, os cursos mais concorridos são Medicina (42,69), Fisioterapia (34,27) e Engenharia de Minas e Meio Ambiente (27,13), este último ofertado no Campus de Marabá. Somados os cotistas e não cotistas, os três cursos mais concorridos são Fisioterapia, com 32 candidatos/vaga; Medicina, com 31,7; e Educação Física, com 26,54. Dicas - As recomendações são que os candidatos atentem para o horário local. Os portões das instituições onde as provas serão aplicadas abrirão às 7h e fecharão, pontualmente, às 8h, sem tolerância para atrasos. (As informações são da UFPA)
Postagem Rosana Furtado
Imagem internet

É Natal!!!


O Natal se aproxima. As luzes da cidade e do mundo já brilham mais em suas mais diversas cores. A alegria da festa natalina parece tomar forma em nossa forma de viver e ser. Tudo começa acontecer, como se o natal fosse realmente um espírito capaz de interagir no mundo dos mortais...
Não deixemos para última hora os preparativos mais importantes dessa festa toda que tem por duração somente uma noite mas que carrega em si a capacidade de transformar o mundo inteiro. comecemos nossos preparativos por nós mesmos, por nosso interior, colocando-nos em paz com todas as pessoas que nos cercam. Olhemos nos olhos uns dos outros e levemos amor... Vamos fazer a "faxina" completa no nosso interior tirando toda teia do orgulho, lixo de ressentimentos, tudo o que possa nos atrapalhar quando na noite mágica do natal formos olhar nos olhos dos que estiverem conosco. Que levemos nessa noite de paz, somente amor, nada mais, e não vamos nos esquecer dos que têm menos que nós, dos que sofrem suas dores, sejam elas no corpo ou na alma.
Adriana Cristina Rampin
FelizNatal!

Postado por Franciete Setúbal