30 de outubro de 2010

Videogames podem preparar o cérebro para atividades complexas

Jogar videogames por horas a fio pode preparar uma criança  para ser um cirurgião no futuro, diz um estudo realizado no Canadá. A reorganização da rede do córtex cerebral em jovens com ampla experiência em jogos eletrônicos parece oferecer uma vantagem não só nos jogos em si, mas também na execução de outras tarefas que requerem habilidade de coordenação entre o olho e as mãos.

A descoberta aparece na edição de outubro do periódico Cortex.
Cientistas do Centro de Pesquisa da Visão da Universidade York, do Canadá, compararam um grupo de 13 jovens do sexo masculino, na faixa dos 20 anos, que haviam jogado videogame pelo menos quatro horas por semana nos três anos anteriores, a um grupo de 13 jovens sem esse tipo de experiência.
Texto Jornal o  Estadão
Postagem Rosana Furtado
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,videogames-podem-preparar-o-cerebro-para-atividades-complexas,614795,0.htm




Regras da grafia da Língua Portuguesa


As novas regras da grafia da Língua Portuguesa, em vigor desde 2009, vêm causando muitos transtornos para quem já estava acostumado a escrever “idéia”, “apóia”, “assembléia”, “jibóia” - com as acentuações que não são mais usadas. Mas quem se comunica pelos meios digitais, como e-mails e edição de textos, pode contar com um aliado para se acostumar com as mudanças ou simplesmente evitar os erros de digitação. O Verificador Ortográfico VERO realça as palavras escritas erroneamente e sugere as formas corretas, seguindo as normas do Acordo Ortográfico.
Texto e imagem  G1
G1
Postagem Rosana Furtado

Estudo do brasileiro


Tempo médio de estudo do brasileiro não chega aos 8 anos do ensino fundamental.
Em 2009, o tempo médio de estudo dos brasileiros com mais de dez anos ficou em 7,2 anos, menos que os oito necessários para concluir o ensino fundamental, obrigatório no país. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (PNAD), divulgada na última quarta-feira (8/9), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Educarede

imagem e texto da internet