Mário Queiroz do Rosário

Mário Queiroz do Rosário, patrono da escola.


Mário Queiroz do Rosário, filho legítimo do falecido Tenente Coronel, comerciante e pecuarista João Claro do Rosário e Dalfina Lopes Queiróz do Rosário. Nasceu dia 04 de março de 1914, no município de Bragança, Estado do Pará. Foi batizado na Igreja Matriz do Rosário dia 28 de Junho de 1914, pelo vigário Pe. Luis Borges Sales, sendo padrinhos Leandro Benedito Bevenuto do Rosário e Margarida Chagas do Rosário.
Iniciou o curso primário na escola Profº Antonio Amado Paixão em 1921, e em 1923 no Grupo Escolar Monsenhor Mâncio Ribeiro, cidade de Bragança Pará.
Em 1926, foi matriculado no Patronato Agrícola Manoel Barata, município de Belém, estado do Pará, onde concluiu o curso complementar. Em 1927, seguiu para Minas Gerais, onde cursou no Patronato Campos Sales, no município de Passa Quatro, o Curso Ginasial.
Em 15 de novembro de 1930 voltou a residir nesta cidade de Bragança, estado do Pará. Boaventura da Cunha, chefe da Confederação dos Escoteiros do Brasil no Pará, o grupo de escoteiros ARUANS e um grupo de bandeirantes. Com a fundação do Instituto Santa Teresinha nesta cidade de Bragança, passou a servir no mesmo como Professor de Educação Física durante o período de 07 (sete) anos.
Na falta de médicos titulados, exerceu as funções de médico provisionado gratuitamente, atendendo as pessoas enfermas e, de maneira especial, os casos de partos de senhoras em dificuldades.
Exerceu também como advogado provisionado, no Fórum da Comarca de Bragança, as funções de Defensor de réus acusados de práticas de crimes cometidos, sempre nomeado pelos excelentíssimos Senhores Juízes de Direito da referida Comarca.
Foi funcionário municipal no período de 06 de fevereiro de 1933 a 31 de dezembro de 1934, exonerado por extinção do cargo.
Foi vereador municipal em 03 (três) legislaturas, de 12 de março de 1948 a 31 de janeiro de 1959. Nessas legislaturas exerceu em diversos períodos as funções de secretários e presidente do legislativo municipal.
Pela Portaria nº 15, de 05 de Abril de 1950, foi nomeado Inspetor Regional de Estatística Municipal do IBGE.
Foi prefeito municipal no período de 31 de janeiro de 1959 a 31 de janeiro de 1963. No mesmo período exerceu as funções de Presidente da Junta de Alistamento Militar e de diretor do Tiro de Guerra nº 273, sediado nesta cidade de Bragança, por nomeação feita pelo  Exmº. Sr. General da Divisão Humberto de Alencar Castelo Branco, Comandante Militar da Amazônia, 8ª Região Militar.
Foi nomeado funcionário de Quadro do Departamento de Estrada de Rodagem  (DER-PA), no dia 03 de Julho de 1948, exercendo sempre as funções de Chefe da 3ª Residência da 2ª Divisão Regional, nesta cidade de Bragança.
Foi eleito e empossado Deputado Estadual em 1º de fevereiro de 1967 até 31 de janeiro de 1971. Nas funções de Deputado exerceu os cargos de 2º Vice-Presidente do Legislativo Estadual, Presidente no período de 5 de Junho de 1970 até 12 de Junho do mesmo ano, de 21 de Agosto de 1970 a 24 do mesmo mês e ano, e de 06 de outubro de 1970 a 11do mesmo mês e ano.
Assumiu o governo do Estado do Pará, nos dias 10,11 e 12 de Dezembro de 1970 por motivo de afastamento do Governador efetivo Tenente Coronel Alacid da Silva Nunes.
Além das funções públicas foi proprietário de terra e pecuarista nesse município. A convite de Sua Excelência, o presidente da República Dr. Jânio da Silva Quadros, esteve no Gabinete da Presidência da República no Palácio do Planalto, Distrito Federal, no dia 1º de Maio de 1961, tratando de assuntos da administração municipal.
Foi agraciado com os seguintes diplomas e medalhas:
·      Associação Rodoviária do Brasil;
·       Medalha e Diploma da cidade de Belém;
·       Medalha e Diploma de Inauguração do Palácio Legislativo do Estado do Pará;
·       Medalha e Diploma comemorativos do Jubileu de Prata (1946 a 1971) do DER-PA.
Foi nomeado por decreto do Exmº. Sr. Governador do Estado,  em 05 de fevereiro de 1951 para o cargo de Tabelião do 1º Ofício da Comarca de Bragança, cargo que não assumiu dentro do prazo legal, por preferir ficar como funcionário do DER-PA.
Pela Portaria nº 023 de 04 de Março de 1981, foi desligado, a partir de 1º de março do mesmo ano, do Departamento de Estradas de Rodagem, para efeito de concessão de aposentadoria por tempo de serviço pelo INAMPS.
Pela Portaria de nº 141de 04 de Março de 1981, do Diretor Geral do DER-PA, Engenheiro Pedro Smith do  Amaral, foi louvado pela proficiência e dedicação com que se houve em todas as funções que desempenhou  naquele Departamento, demonstrando sempre acendrado espírito rodoviário, digno de exemplo.
Mário Queiroz do Rosário, faleceu em janeiro de 1987, deixando grande exemplo de vida e conduta para os que lhe queriam bem e admiravam.   

Fonte: Arquivo da Escola Mário Queiroz do Rosário e do Livro: De Vila Cuera a Bragança (José Ribamar Gomes de Oliveira)
Postado por Franciete Setúbal

Nenhum comentário: